
Assim deram origein aos alimentos, flores plantas e etc.
A flor denominada rosa surgio a muito tempo atras em uma história triste de amor.
Existia duas tribos uma se chamava Humaiatá e a outra Tuypi. Na tribo Humaiatá vivia uma linda mulher dos cabelos lisos pele morena e se destacava pelos seus olhos serem vermelhos, ja na tribo Tuypi vivia um rapaz muito forte e trabalhador e de alma pura.
Os dois tinham se conhecido a muito tempo quando em uma festa de paz entre as duas tribos e eles acabaram se apaixonando um pelo outro e passaram a se encontrar muitas vezes e sempre no jardin nque dividia as duas tribos. Suas tribos começaram e ter problemas pois uma das tribos tinha crescido muito e queria que a outra se torna-se posse de seu território assim ouve grandes batalhas entre as tribos que manadaram todos que tinham vinculo com os outros da tribo inimiga teriam que se separar, mas, o casal apaixonado não queriam isso eles se amavam e diziam que mesmo com todas as dificuldades o amor iria precalecer. So que descubriram que o casal era de tribos diferentes assim a tribo Humaiatá revoltada com a linda mulher a mataram e a tribo inimiga so nãi matou homem porque era primo do principe.
Muito triste com tudo o homem lutou com todas a forças para trazer paz as tribos e mostrou para todos como o amor dele pela linda mulher da tribo oposta deu certo as duas tribos poderiam entrar em concilhiação e viverem em paz. assim as ribos passaram a viver unidas e onde a linda mulher morreu nasceu uma flor vermelha linda da cor dos olhos da morena essa flor foi denominada pelo homem de rosa.
Autor: Humberto Dias Há muitos anos atrás, no quase inicio da humanidade uma senhora modesta dava origem a um ser que ela chamou de sol, era um rapaz louro e bastante galante, que ao crescer tornou-se musculoso, e passou a ter um aspecto protetor.
Não existia a claridade naquele tempo. Certo dia ao caminhar na escuridão iluminada por velas, O sol esbarrou em alguém. Era uma bela jovem moça.
- Perdoe-me! Não foi minha intenção.
- Claro! Perdoado
- Desculpe também a inconveniência, mas como se chama?
- Lua, e você?
- Sol
Sol e Lua depois daquele ‘’esbarro’’ casaram-se depois de um tempo. Lua deu a luz a uma menina, a quem ela chamou de estrela.
Na casa deles houve um incêndio, sabendo que ia morrer Sol disse:
‘’ Se eu morrer faço uma presse, Queria muito que essa escuridão clareasse, mesmo que não por um dia todo’’
Lua completou:
‘’ Deixo a humanidade, mas queria que algo desse luz a noite interminável. Também não quero me separar da minha estrela, minha filha’’
Após a morte da família, houve o dia, O astro que a iluminava era o sol. As noites eram iluminadas pela lua, sempre acompanhada da filha, estrela.
Milene Andrade Sodré (: